:

Porque a nossa Constituição é considerada cidadã?

Índice:

  1. Porque a nossa Constituição é considerada cidadã?
  2. Quais avanços e retrocessos tivemos com a Constituição Cidadã de 1988?
  3. Quais são os direitos básicos para o cidadão?
  4. Como é chamada a Constituição Federal de 1988 *?
  5. Quais são as características da Constituição Cidadã de 1988?
  6. Quais foram os avanços da Constituição Cidadã?
  7. Quais os avanços mais importantes da Constituição de 1988?
  8. Quais são os 3 direitos?

Porque a nossa Constituição é considerada cidadã?

A Constituição de 1988 ficou conhecida como “Constituição Cidadã” pelos direitos que passou a garantir para os brasileiros e pela retomada plena do processo democrático em nosso País. ... A exposição faz parte de uma série de eventos relativos à celebração dos 30 anos da Constituição.

Quais avanços e retrocessos tivemos com a Constituição Cidadã de 1988?

Além das conquistas de direitos e garantias fundamentais, que caracterizam o aspecto cidadão da Constituição de 1988, a ativa participação popular elevou ao texto constitucional os direitos sociais, tais como, a seguridade social de caráter universal, composta por previdência, saúde e assistência social, assim como os ...

Quais são os direitos básicos para o cidadão?

Os direitos sociais estão prescritos no artigo 6º da Constituição, que prescreve os direitos do cidadão à educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade, infância e também à assistência aos desamparados.

Como é chamada a Constituição Federal de 1988 *?

Portal da Constituição Cidadã Há ainda todas as informações referentes à "Constituição Cidadã", assim chamada a Constituição Federal de 1988, as discussões, as emendas, os discursos, os vídeos e muitos outros documentos históricos e informativos referentes ao processo da Assembleia Nacional Constituinte.

Quais são as características da Constituição Cidadã de 1988?

Principais características da Constituição de 1988: - Estabeleceu o direito de voto para os analfabetos; - Definiu o voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade; - Sistema pluripartidário; - Colocou fim a censura aos meios de comunicação, obras de arte, músicas, filmes, teatro, etc.

Quais foram os avanços da Constituição Cidadã?

Avanços e conquistas “Desde então, houve muitos avanços na proteção de grupos vulneráveis (como povos indígenas), na promoção de direitos sociais (como o direito à saúde e à educação) e em matéria de liberdades individuais (como a liberdade de expressão, de imprensa e de manifestação)”, observa.

Quais os avanços mais importantes da Constituição de 1988?

Como exemplo de avanço, pode-se citar o reconhecimento das culturas indígena e afro-brasileira como partes da cultura nacional, conforme estabelecido no artigo 215. A Constituição também garante o direito de liberdade de imprensa e atribui a defesa do meio ambiente e da família como dever do Estado.

Quais são os 3 direitos?

1a GERAÇÃO (liberdade): direitos civis e políticos (Ex. Direitos à vida). 2a GERAÇÃO (igualdade): direitos econômicos, sociais e culturais, bem como os direitos coletivos. 3a GERAÇÃO (fraternidade): direito ao desenvolvimento, à paz, ao meio ambiente, à comunicação e ao patrimônio comum da humanidade.