:

Como é formado o pescoço?

Índice:

  1. Como é formado o pescoço?
  2. Quais são os nervos do pescoço?
  3. Quais são os músculos do pescoço e suas funções?
  4. Como se chama o músculo do pescoço?
  5. Quais são os músculos da região cervical?
  6. Quais nervos fazem parte do ponto nervoso do pescoço?
  7. Qual é a função do osso hióide?
  8. Como se chama a parte de trás do pescoço?
  9. Quais são os nomes dos ossos do pescoço?
  10. Quais são os trígonos do pescoço?

Como é formado o pescoço?

O pescoço ou colo (do latim collum) é a parte do corpo dos vertebrados que une a cabeça ao tronco. É formado pelas sete vértebras cervicais que articulam com o crânio, com as clavículas e com a porção inferior (ou posterior) da coluna vertebral e é suportado por vários músculos que dão à cabeça os seus movimentos.

Quais são os nervos do pescoço?

Músculo esternocleidomastoideo
Vascularizaçãoprincipais:artéria occipital e artéria tireoidea superior acessórias: artéria auricular inferior e artéria supraescapular
Inervaçãomotora: nervo acessório(XI) sensorial: C2
AçõesApenas um: flexor, inclinador e rotador da cabeça. Os dois: flexor da cabeça e inspirador acessório

Quais são os músculos do pescoço e suas funções?

O grupo muscular do pescoço são platisma, esternocleidomastoideo, pré-vertebrais (anterior a coluna): longo da cabeça, longo do pescoço, reto anterior da cabeça, reto lateral da cabeça; os músculos paravertebrais (ao lado/lateral a coluna): escaleno anterior, escaleno médio e escaleno posterior; pós-vertebrais ( ...

Como se chama o músculo do pescoço?

O músculo esternocleidomastóideo (ECM) é um músculo do pescoço, que possui duas cabeças. Fielmente ao seu nome, tem ligação com o manúbrio do esterno (esterno-), a clavícula (-cleido) e o processo mastóideo do osso temporal (-mastóideo).

Quais são os músculos da região cervical?

Anatomia do dorso: visão geral
OssosColuna vertebral: 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares, 5 vértebras sacrais (sacro), 3-5 vértebras coccígeas (cóccix)
MúsculosMúsculos extrínsecos (superficiais) Músculos intrínsecos (profundos)

Quais nervos fazem parte do ponto nervoso do pescoço?

esternocleidomastóideo, no trígono posterior, usualmente chamado ponto nervoso do pescoço. É constituído pelo n. occipital menor, auricular magno, nervo cervical transverso e nervos supraclaviculares(1),(3).

Qual é a função do osso hióide?

O osso hioide é um osso em forma de U que não se articula com nenhum outro osso, se localiza na parte anterior do pescoço e participa em funções importantes como deglutição, fala, mastigação e respiração. Para se manter estável, o osso hioide está suspenso por ligamentos, fascias e músculos.

Como se chama a parte de trás do pescoço?

O termo nuca se refere à parte de trás do pescoço de diversos animais. Anatomicamente, nos seres humanos, refere-se à região inferoposterior da cabeça que corresponde à vértebra cervical chamada de atlas.

Quais são os nomes dos ossos do pescoço?

Close do osso hioide. O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral.

Quais são os trígonos do pescoço?

Subdivisão do pescoço em áreas de forma triangular. Trígonos: Triângulos tridimensionais, circundados por ossos, músculos, conjuntos de vasos sanguíneos e linfáticos....Trígono cervical posterior
  • Margem posterior do m. esternocleidomastóideo.
  • Margem anterior do m. trapézio.
  • Margem superior da clavícula.
  • Osso occipital.