:

Qual literatura aconteceu dentro do renascimento?

Índice:

  1. Qual literatura aconteceu dentro do renascimento?
  2. Quais são as características do classicismo?
  3. O que causou o Renascimento Cultural?
  4. O que significa o renascimento na arte?
  5. Qual o dialeto usado na literatura renascentista?
  6. Qual o principal autor literário do Renascimento?

Qual literatura aconteceu dentro do renascimento?

Renascimento literário Dante Alighieri: escritor italiano autor do grande poema "Divina Comédia". Maquiavel: autor de "O Príncipe", obra precursora da ciência política onde o autor dá conselhos aos governadores da época. Shakespeare: considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos.

Quais são as características do classicismo?

Principais Características
  • Imitação dos modelos clássicos (greco-romano)
  • busca da perfeição estética.
  • Pureza e equilíbrio das formas.
  • Racionalismo, nacionalismo e cientificismo.
  • Humanismo renascentista.
  • Temas explorados: a moral, a filosofia, a religião, a mitologia e política.

O que causou o Renascimento Cultural?

O Renascimento foi um período histórico da Europa, entre os séculos 15 e 16, em que ocorreu grande desenvolvimento das artes, literatura e ciências. As transformações econômicas, políticas e sociais, ocorridas no final da Idade Média, tiveram influência na origem do Renascimento.

O que significa o renascimento na arte?

O período chamado de Renascimento ou Renascentismo é um termo usado para identificar, nos séculos XIV e XVII, a história da arte e da sociedade na Europa. Pode, também, ser chamado de arte renascentista. De certa maneira, a arte renascentista resgata a cultura clássica e greco-romana. ...

Qual o dialeto usado na literatura renascentista?

Um grande precursor do Renascimento literário na Itália foi Dante Alighieri (), autor da "A Divina Comédia". Apesar de criticar a Igreja, sua obra ainda apresenta forte influência medieval. Na literatura generalizou-se a utilização do dialeto toscano, que seria matriz da língua italiana contemporânea.

Qual o principal autor literário do Renascimento?

Literatura Renascentista Dante Alighieri (): escritor italiano, autor da Divina Comédia. Willian Shakespeare (): poeta e dramaturgo inglês, autor de Romeu e Julieta e Hamlet. Miguel de Cervantes (): poeta, romancista e dramaturgo espanhol, autor de Dom Quixote de la Mancha.