:

É possível o governo confiscar a poupança?

Índice:

  1. É possível o governo confiscar a poupança?
  2. O que aconteceu com a poupança no Plano Collor?
  3. O que pode acontecer com a poupança?
  4. Quais os riscos da caderneta de poupança?
  5. Como saber se tem direito ao dinheiro do Plano Collor?
  6. O que é o Plano Collor?
  7. Como proteger o seu dinheiro?
  8. Como se proteger da inflação 2020?

É possível o governo confiscar a poupança?

O primeiro é a Emenda Constitucional 31/2001, que no seu artigo 62 estabelece que não é possível deter ou sequestrar bens da poupança popular ou qualquer ativo financeiro. ... “Confiscar poupança, conta corrente e dinheiro de títulos públicos está fora de cogitação”, esclarece.

O que aconteceu com a poupança no Plano Collor?

O então presidente Fernando Collor de Mello determinou o bloqueio das poupanças até o limite de 50 mil cruzados novos. O excedente aos 50 mil cruzados novos, que era ajustado pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), passou a ser reajustado pelo BTNF (Bônus do Tesouro Nacional Fiscal).

O que pode acontecer com a poupança?

Em relação à sua segurança, a poupança é considerada uma opção muito segura. Além da impossibilidade de acontecer um novo confisco, esse tipo de investimento é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Caso o banco responsável pela sua conta poupança quebre, você pode receber até R$ 250 mil do FGC.

Quais os riscos da caderneta de poupança?

O motivo é que os juros baixos e inflação alta têm levado a poupança a ter rendimento real negativo. Levantamento da consultoria Economatica mostrou que quem aplicou na poupança em 2020 teve o pior rendimento em 18 anos e a segunda maior perda do plano Real.

Como saber se tem direito ao dinheiro do Plano Collor?

Têm direito à indenização todas as pessoas que entraram com ações individuais na Justiça contra os bancos até 20 anos após a edição dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991). Não há indenização prevista no acordo para o plano Collor 1 (1990).

O que é o Plano Collor?

A intenção do Plano Collor era controlar a hiperinflação e estabilizar a economia brasileira. Para isso, diversas medidas foram propostas, tais como: congelamento de depósitos em conta corrente e poupança, fim dos incentivos fiscais e substituição da moeda Cruzado Novo pelo Cruzeiro.

Como proteger o seu dinheiro?

Como proteger seu dinheiro da inflação?
  1. Investimentos atrelados ao índice de inflação. ...
  2. Investimento em dólar e fundos cambiais. ...
  3. Investir em boas empresas e fundos imobiliários na bolsa. ...
  4. Não encare ter imóvel físico como garantia. ...
  5. Ter dinheiro parado na poupança é um grande risco de perder para a inflação.

Como se proteger da inflação 2020?

Só fuja de fundos de bancos que cobrem 0,5% ou mais ao ano de taxa de administração. Esse é o produto mais simples do mercado e você o encontra em corretoras com taxas baixíssimas. Outra opção simples e de risco baixo são os títulos do Tesouro Direto indexados à SELIC.