:

Quais são os municípios de Marechal Deodoro?

Índice:

  1. Quais são os municípios de Marechal Deodoro?
  2. Como a cidade de Marechal Deodoro foi conhecida?
  3. Quantos anos tem a cidade de Marechal Deodoro Alagoas?
  4. Porque a Praia do Francês recebeu esse nome?
  5. Quais são as mesorregiões alagoana?
  6. Onde surgiu o povoamento do atual município de Marechal Deodoro?
  7. Como surgiu a Praia do Francês?
  8. Em qual cidade fica Praia do Francês?
  9. Quantas mesorregiões tem Alagoas?
  10. Como é dividido o Estado de Alagoas?
  11. De quem era a sesmaria de Madalena?
  12. O que existia antes na Praia do Francês?
  13. Como está a Praia do Francês hoje?
  14. Onde Passar o dia na praia do Francês?

Quais são os municípios de Marechal Deodoro?

Marechal Deodoro (Alagoas)
Marechal Deodoro
Município do Brasil
Municípios limítrofesPilar, São Miguel dos Campos, Satuba, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco e Oceano Atlântico
Distância até a capital28 km
História

Como a cidade de Marechal Deodoro foi conhecida?

Localizado às margens da Lagoa Manguaba, Marechal Deodoro surgiu em 1611 como Vila da Madalena. Depois, teve o nome de Madalena de Sabaúna, Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, Alagoas do Sul e, mais tarde, simplesmente Alagoas, servindo de sede do governo da então província, de 18.

Quantos anos tem a cidade de Marechal Deodoro Alagoas?

Marechal Deodoro comemora 428 anos de fundação e 192 anos de nascimento de Deodoro.

Porque a Praia do Francês recebeu esse nome?

Etimologia. A população local afirma que a praia tem essa denominação devido ao fato de, à época do Brasil Colônia, ser um dos locais frequentados por contrabandistas franceses de pau-brasil ("Caesalpinia echinata").

Quais são as mesorregiões alagoana?

Atualmente, o estado de Alagoas está dividido em três mesorregiões: o Leste, o Agreste e o Sertão Alagoano (Fig. 1).

Onde surgiu o povoamento do atual município de Marechal Deodoro?

Depois do descobrimento do Brasil pelos portugueses, os franceses começaram a se interessar pelo pau-brasil. Aportaram, então, numa praia perto da mata, onde hoje está situada a Praia do Francês, no atual município de Marechal Deodoro, e passaram a contrabandear a madeira com a ajuda dos índios Caetés.

Como surgiu a Praia do Francês?

Região habitada por índios Caetés na época da colonização, os habitantes naturais da Pindorama, a Terra das Palmeiras. Pela sua estratégica enseada natural, a Praia serviu de porto para navios piratas, inicialmente franceses, que faziam exploração do Pau-Brasil abundante na vasta Mata Atlântica da época colonial.

Em qual cidade fica Praia do Francês?

cidade de Marechal Deodoro Ela está localizada na cidade de Marechal Deodoro, a cerca de 25km da capital alagoana e pode ser facilmente conhecida através de um trajeto de carro ou com as empresas turísticas que realizam passeios pela região.

Quantas mesorregiões tem Alagoas?

O estado de Alagoas foi divido geograficamente pelo IBGE em três mesorregiões, que por sua vez abrangiam 13 microrregiões, segundo o quadro vigente entre 19.

Como é dividido o Estado de Alagoas?

A área de Alagoas é 27,8 mil Km2 e o estado é dividido em 102 municípios. Faz divisa com Pernambuco ao norte e noroeste, com Sergipe ao sul, Bahia a sudoeste e o Oceano Atlântico a leste. É dividido em três regiões: o litoral arenoso, a Zona da Mata e o Agreste.

De quem era a sesmaria de Madalena?

A Sesmaria de Madalena ficou sob a responsabilidade de Diogo de Melo e Castro, e tinha os seguintes limites: cinco léguas do litoral da Pajuçara, ao Porto do Francês, com sete léguas de frente a fundos para o Sertão e mais quatro léguas da boca do Rio Paraíba.

O que existia antes na Praia do Francês?

Região habitada por índios Caetés na época da colonização, os habitantes naturais da Pindorama, a Terra das Palmeiras. Pela sua estratégica enseada natural, a Praia serviu de porto para navios piratas, inicialmente franceses, que faziam exploração do Pau-Brasil abundante na vasta Mata Atlântica da época colonial.

Como está a Praia do Francês hoje?

Considerada uma das praias mais bonitas de Alagoas, a Praia do Francês é hoje um point muito procurado por quem visita Maceió. ... É uma praia de águas calmas, perfeita para quem está com crianças e não quer encarar um local com ondas fortes. A Praia do Francês tem várias barracas, ambulantes e um mar de tirar o fôlego!

Onde Passar o dia na praia do Francês?

Barra Nova, Gunga, Praia do Saco, Barra de São Miguel e Massagueira são algumas das opções que estão próximas a praia do Francês. Vale a pena organizar um roteiro por esses lugares, sobretudo se você for ficar hospedado na praia do Francês por mais de uma noite.