:

Quanto produz 1 hectare de acerola?

Índice:

  1. Quanto produz 1 hectare de acerola?
  2. Como se propaga a acerola?
  3. Qual a profundidade para plantar acerola?
  4. Como cuidar de um pé de acerola?
  5. Quantos pés de acerola por hectare?
  6. Qual é a origem da acerola?
  7. Como fazer cova para plantar acerola?
  8. Quanto tempo leva para dar acerola?
  9. O que fazer quando o pé de acerola não dá fruto?
  10. Quais os espaçamentos mais indicados para a cultura da acerola?
  11. Como a acerola chegou no Brasil?

Quanto produz 1 hectare de acerola?

A aceroleira BRS 366-Jaburu produz, em média, 100 kg de acerola por planta/ano, o que representa uma produtividade de cerca de 57 toneladas por hectare/ano.

Como se propaga a acerola?

Propagação. A aceroleira pode ser propagada por sementes, por estaquia e por enxertia. A propagação por sementes é bastante utilizada. As mudas a partir de sementes são formadas em canteiros com 15cm de altura, 1,20m de largura e comprimento variável.

Qual a profundidade para plantar acerola?

4- Faça a Semeadura da Acerola Sendo assim, comece abrindo as covas para depositar as sementes, que devem ter aproximadamente 10 cm de profundidade e 15 cm de profundidade. Cada canteiro tem que ter um espaçamento de 80 cm, evitando que uma planta interfira no crescimento da outra.

Como cuidar de um pé de acerola?

Solo ideal Essa árvore aprecia um solo profundo do tipo areno-argiloso bem drenado. Para dar frutos ela precisa de bastante sol, bem como de terra bem adubada. Caso você opte por plantar o pé de acerola em um vaso escolha um recipiente grande para que as raízes tenham espaço suficiente para se desenvolver bem.

Quantos pés de acerola por hectare?

Espaçamentos menores também são possíveis, dependendo do terreno e tratos culturais, adotando-se 4,0 x 4,0 m. Com esse espaçamento e irrigação pode-se obter melhor produtividade, com 625 plantas por hectare e produção de até 100 kg de frutas por planta/ano.

Qual é a origem da acerola?

A acerola, azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas (Malpighia emarginata) é um arbusto da família das malpighiáceas. O fruto se dá numa árvore chamada aceroleira. Tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.

Como fazer cova para plantar acerola?

Você deverá preencher a cova, nas laterais do torrão, com terra orgânica misturada com areia média, adubada com composto orgânico bem curtido e farinha de osso. Firme bem a muda com a ajuda de um pau de vassoura até que esta se enraíze no solo.

Quanto tempo leva para dar acerola?

A aceroleira começa a frutificar entre 1 . 8 a 2.0 anos quando oriunda de estacas e entre 2.0 a 2.5 anos quando proveniente de sementes (Couceiro. 1984). Em condic6es de irrigação a acerola inicia a produção por volta dos 6 a 7 meses do plantio (Rosa Júnior, 1994).

O que fazer quando o pé de acerola não dá fruto?

Adubação. Outra das dicas para fazer o seu pé de acerola ter mais frutos é adubar a árvore constantemente com composto orgânico como torta de mamona e farinha de osso. Caso a muda esteja em um vaso você pode optar pela adubação líquida como o batido de lentilha e restos de verduras e frutas.

Quais os espaçamentos mais indicados para a cultura da acerola?

O clima ideal para o cultivo é caracterizado por temperaturas médias em torno de 26º C e de 1.200 a 1.600 mm de chuvas. Dependendo da fertilidade do solo e dos tratos culturais, o espaçamento indicado varia de 5,0 x 5,0 m a 6,0 x 6,0 m.

Como a acerola chegou no Brasil?

A acerola chegou ao Brasil em 1958. Adaptou-se e disseminou-se pelo território brasileiro através do empenho pessoal da engenheira agrônoma e professora, Maria Celene Ferreira Cardoso de Almeda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que a trouxe da Costa Rica, na bagagem pessoal.