:

Quem é Erinle?

Índice:

  1. Quem é Erinle?
  2. É Ibualama e Inlé significado?
  3. Quem é Oxossi Ibualama?
  4. Quem é ode Akueran?
  5. O que é Apaoka?
  6. Quem é Oxóssi Ibualama?
  7. Quais as características dos filhos de Oxóssi?
  8. Quem é de Oxóssi?
  9. Quem são as Yamis?
  10. Como saudar Iyami?
  11. Quem são os filhos de Oxóssi?
  12. O que são as Iyami?
  13. O que significa Yamin?
  14. O que significa Iyá mi?

Quem é Erinle?

Erinlé (Erínlè) é uma divindade Yorubá cujo culto se localiza junto do rio com o seu nome, um afluente do rio Osùn (Oxum) que atravessa Ìlobùú, uma cidade do sul da Nigéria Ocidental, Ogbomoxo e Oxogbo, centro de comércio de produtos agrícolas como inhame, milho, mandioca, óleo de dendê, abóbora, feijão e quiabo.

É Ibualama e Inlé significado?

Erinlé, Inlé (do iorubá Erinlẹ), ou Ibualama é o orixá da caça de Ijexá, onde passa um rio do mesmo nome. ... O culto de Erinlé realiza-se às margens de diversos lugares profundos do rio, chamados ibù. Cada um desses lugares recebe um nome, mas é sempre Erinlé que é adorado sob todos esses nomes.

Quem é Oxossi Ibualama?

Oxossi Ibualama: Como os demais Oxóssi, é caçador, rei de Queto e usa ofá (arco e flecha), mas se veste de couro, com chapéu e chicote. Um Oxóssi azul, Otim, usa capanga e lança. Vive no mato a caçar. Come toda espécie de caça, mas gosta muito de búfalo.

Quem é ode Akueran?

Aquele que mata a caça. Akueran é um título de um determinado caçador, cujo o qual foi divinizado transformando-se em Odé Akueran. Este “caçador ancestral” é o cacador reverenciado nos ritos do Ìpadé, cerimônia de caráter privado, no qual é denominado de Esa'keran.

O que é Apaoka?

Existem muitas mulheres ancestrais, entre elas haviam três irmãs, três Iya Mi. O nome Apaoká significa “em cada pé”, ou seja, em cada árvore, sendo que significaria que esta Iya Mi seria a de grande culto, a propria Osorongá, senhora das árvores sagradas. ...

Quem é Oxóssi Ibualama?

Oxossi Ibualama: Como os demais Oxóssi, é caçador, rei de Queto e usa ofá (arco e flecha), mas se veste de couro, com chapéu e chicote. Um Oxóssi azul, Otim, usa capanga e lança. Vive no mato a caçar. Come toda espécie de caça, mas gosta muito de búfalo.

Quais as características dos filhos de Oxóssi?

Os filhos de Oxóssi têm uma forte conexão com a natureza. Têm uma forte conexão com a natureza. Amam a natureza, os bichos e a terra e precisam estar constantemente em contato com esses elementos. Não são ciumentos, muito menos rancorosos, mas bastante carentes, exigindo bastante atenção das pessoas ao seu redor.

Quem é de Oxóssi?

Oxóssi é uma divindade das religiões africanas, também conhecida como orixá, que representa o conhecimento e as florestas. ... Por esta razão, ele também é conhecido como o orixá da caça, da fartura e do sustento.

Quem são as Yamis?

As Ìyàmìs são as senhoras da vida, mas fundamental da vida é a morte. Quando devidamente cultuadas, manifestam-se apenas em seu aspecto benfazejo. Não podem, porém, ser esquecidas, nesse caso lançam todo tipo de maldição e tornam-se senhoras da morte.

Como saudar Iyami?

Saudação: Aiye Toto Akamara! Vós que seguíeis os rastros do coração e do sangue do fígado. Vós que seguíeis os rastros do coração e do sangue do fígado.

Quem são os filhos de Oxóssi?

Oxóssi
PaisOxalá e Iemanjá
IrmãosOgum e Exu
CônjugeOtim
FilhosLogunedé e Ibeji

O que são as Iyami?

Ìyàmi, Mãe Ancestral, divindade mítica, representação coletiva das entidades genitoras ancestrais femininas, divindade das práticas religiosas afro-brasileiras. Ìyàmi veio para o Brasil com descendentes de populações da África Ocidental, mãe primordial, matriz primeira da qual advém toda a criação do mundo material.

O que significa Yamin?

Significado de Yamin Qual o significado do nome Yamin: “FLOR DE JASMIM”.

O que significa Iyá mi?

Ìyàmì é o termo que designa as terRíveis ajés, feiticeiras. Pelo seu grande valor no equilíbrio, na manifestAção da justiça.