:

Quais as consequências do desmatamento da Amazônia?

Índice:

  1. Quais as consequências do desmatamento da Amazônia?
  2. Porque o desmatamento reduz a biodiversidade?
  3. Como o desmatamento afeta os seres humanos?
  4. Qual a importância das matas ciliares e as consequências do seu desmatamento?
  5. Qual a importância das matas ciliares para o meio ambiente?

Quais as consequências do desmatamento da Amazônia?

As consequências dessa degradação na Amazônia podem levar a extinção de espécies de animais e vegetais, causa sério desequilíbrio no ecossistema, contribui com o aumento da poluição – oriunda, sobretudo, das queimadas – e acarreta erosão do solo, que passa a ficar desprotegidos com o corte de árvores.

Porque o desmatamento reduz a biodiversidade?

Perda da biodiversidade – As espécies perdem seu habitat ou não conseguem sobreviver nos pequenos fragmentos florestais que restam. As populações de plantas, animais e microorganismos ficam debilitadas e eventualmente algumas podem se extinguir.

Como o desmatamento afeta os seres humanos?

Dentre os impactos que surgem como consequência do desmatamento, podemos citar: Degradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção. ... Modificação do clima: o desmatamento pode contribuir para a intensificação do efeito estufa.

Qual a importância das matas ciliares e as consequências do seu desmatamento?

Sem a mata ciliar, a água da chuva escoa pela superfície, o que impede sua infiltração e armazenamento no lençol freático, consequentemente, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos. Por fim, o desmatamento também impede a formação de corredores naturais tanto de flora, quanto de fauna.

Qual a importância das matas ciliares para o meio ambiente?

A mata ciliar contribui com a quantidade e qualidade da água disponível, retém os sedimentos, os nutrientes carregados pela chuva e parte dos poluentes químicos, evitando a poluição das águas.