:

O que é Ibiapina?

Índice:

  1. O que é Ibiapina?
  2. Quantos habitantes tem na cidade de Ibiapina?
  3. Como surgiu o sobrenome Ibiapina?
  4. Qual é o CEP de Ibiapina?
  5. Qual a origem do nome Sobral?
  6. Qual o CEP de São Benedito?
  7. Quantas pessoas tem o sobrenome Sobral?
  8. Como foi criada a cidade de Sobral?
  9. O que significa o sobrenome Sobral?
  10. O que significa o sobrenome frota?
  11. Como Sobral se formou?

O que é Ibiapina?

O topônimo "Ibiapina" vem do tupi e significa "terra pelada", através da junção dos termos yby ("terra") e apin ("rapado, pelado"). Sua denominação original era São Pedro, depois São Pedro da Baepina ou Baiapina, São Pedro de Ibiapina e, desde 1938, Ibiapina.

Quantos habitantes tem na cidade de Ibiapina?

Prefeito
População
População estimada [2021]25.165 pessoas
População no último censo [2010]23.808 pessoas
Densidade demográfica [2010]57,38 hab/km²
Trabalho e Rendimento

Como surgiu o sobrenome Ibiapina?

A origem deste nome como sobrenome, foi dado pelos Revolucionários da Confederação do Equador (como era de costume )ao seu mais novo membro Francisco Miguel Pereira, acrescentado ao seu nome o "IBIAPINA", homenagem à cidade da Serra da Ibiapaba, onde Francisco Miguel Pereira Ibiapina, trabalhou.

Qual é o CEP de Ibiapina?

62360-000 Ibiapina/Códigos postais

Qual a origem do nome Sobral?

Sobrenome toponímico português, com origem no latim suber, de sobreiro, planta da qual se extrai a cortiça. Sobral (ou Soveral, em sua forma mais antiga) indica um lugar de sobreiros. O mais antigo a usar este nome de família foi Pedro do Soveral, senhor da quinta de Goim e meirinho-mor de Trás-os-Montes em 1287.

Qual o CEP de São Benedito?

62370-000 São Benedito/Códigos postais

Quantas pessoas tem o sobrenome Sobral?

Sobral (139) também pode ser um nome próprio....Mapa de Distribuição do Sobrenome Sobral.
LugarEspanha
Incidência990
Frequência1:47,224
Classificação na área4,460
Mais 57 colunas

Como foi criada a cidade de Sobral?

Distrito criado com a denominação de Sobral por Provisão de . Elevado à categoria de vila com a denominação de Sobral em . Entretanto, segundo outra fonte, a vila foi criada por Carta Régia de . Com sede na povoação de Caiçara, é desmembrada da antiga vila de Fortaleza.

O que significa o sobrenome Sobral?

Do latim vulgar suberale, 'terra de sobreiros'. Também se encontra na Galiza. Aparece em topónimos compostos, como Sobral da Adiça, cujo segundo elemento vem do árabe ad-diça, uma erva gramínea, ou Sobral de Monte Agraço, de monte do agraço, ou seja, onde há uvas verdes.

O que significa o sobrenome frota?

Sobrenome português cuja origem é incerta. Genealogistas antigos afirmam que o sobrenome viria de um cavaleiro que teria chegado em Portugal para combater os mouros em Alcácer do Sal, junto com uma “frota do Norte”, no século 12. Daí teria surgido o apelido “da Frota”.

Como Sobral se formou?

Distrito criado com a denominação de Sobral por Provisão de . Elevado à categoria de vila com a denominação de Sobral em . Entretanto, segundo outra fonte, a vila foi criada por Carta Régia de . Com sede na povoação de Caiçara, é desmembrada da antiga vila de Fortaleza.