Como diagnosticar hiperlexia?
Índice:
- Como diagnosticar hiperlexia?
- Como tratar a hiperlexia?
- O que é hiperlexia no autismo?
- O que causa a hiperlexia?
- Quando não é autismo?
- Quais são as atitudes de uma criança de 4 anos?
- Quem tem autismo pode ter dislexia?
- O que causa o mutismo seletivo?
- Quanto tempo dura um hiperfoco?
- Quem tem TDAH pode ter dislexia?
Como diagnosticar hiperlexia?
A partir dos parâmetros dados pela Associação Americana de Hiperlexia, uma criança pode ser diagnosticada como hiperléxica se possui as seguintes características:- uma precoce habilidade para ler, mais do que poderia ser esperada para sua idade;
- o desenvolvimento de uma intensa fascinação por letras e números;
Como tratar a hiperlexia?
O tratamento dependerá da gravidade do distúrbio cognitivo , da capacidade da aprendizagem de linguagem e das habilidades sociais associadas à
hiperlexia. A terapia envolverá o uso dos pontos fortes da criança, como, por exemplo, as habilidades de memorização, como base para aprender novas habilidades.
O que é hiperlexia no autismo?
A
hiperlexia é definida especialmente pela capacidade de leitura precoce de uma criança, geralmente associada a fascínio por letras e números. Algumas, começam a identificar letras e números por volta dos 18 meses a 2 anos e entre 2-3 anos começam a ler palavras de forma espontânea.
O que causa a hiperlexia?
A
hiperlexia, por vezes, surge associada a casos de transtorno do espetro do autismo, síndrome de Asperger, perturbação específica da linguagem, défice de atenção ou então pode surgir apenas como uma aprendizagem precoce.
Quando não é autismo?
Outras condições que podem ser confundidas com
autismo. Atrasos na fala, problemas auditivos ou outros atrasos no desenvolvimento, como dificuldades de linguagem, fala ou audição podem ser confundidos com
autismo.
Quais são as atitudes de uma criança de 4 anos?
Quanto ao desenvolvimento motor, a maioria das crianças dessa idade já sabe se vestir sem precisar de muita ajuda; comer sozinha; pentear os cabelos; saltar pequenos obstáculos com facilidade; jogar, pegar e driblar uma bola; usar uma tesoura infantil e segurar bem os lápis.
Quem tem autismo pode ter dislexia?
Uma criança com
autismo não
pode ter dislexia, pois já apresenta déficits perceptivos, sensoriais, de função executiva e de percepção social. A
dislexia é um transtorno de aprendizagem, enquanto o
autismo pode levar a transtornos de aprendizagem, mas não, a esse subtipo, a
dislexia.
O que causa o mutismo seletivo?
O
mutismo seletivo não tem uma
causa específica, no entanto pode ser desencadeada por algumas situações, podendo estar relacionada com alguma experiência negativa ou traumas pela qual a criança passou, como entrar numa nova escola, viver num ambiente familiar muito protetor ou ter pais muito autoritários.
Quanto tempo dura um hiperfoco?
Hiperfoco é compreendido como o ato de manter atenção sustentada exclusivamente em uma atividade ou tópico, pode ocorrer durante horas, por exemplo: jogar video game por horas e não escutar o chamado para almoçar, ou mesmo se interessar apenas por um tema, como carros e só falar sobre isso.
Quem tem TDAH pode ter dislexia?
A taxa de comorbidade entre
TDAH e
Dislexia é elevada e bidirecional (25 a 40% apresentam sintomas do outro transtorno, independente do inicial). Esta associação, muito estudada, envolve complexos mecanismos que são compartilhados por estes transtornos (genéticos, ambientais, comportamentais, cognitivos, etc.).