Que exame é o Fan?
Índice:
- Que exame é o Fan?
- Quais doenças O Fan detecta?
- O que é o FAN positivo?
- O que é o exame Fan e quando solicitar?
- Como ler o exame FAN?
- Como interpretar FAN positivo?
- Quando que o FAN é positivo?
- Quando fazer o exame FAN?
- O que é o exame FAN reagente?
- Qual o valor normal do exame FAN?
- O que é nuclear não reagente?
- Como avaliar FAN?
- O que é HEp 2 FAN núcleo reagente?
Que exame é o Fan?
O fator antinúcleo (
FAN), ou anticorpos antinúcleo (ANA), é um
exame utilizado como rasteio para presença de autoanticorpos nos casos de suspeita de doenças autoimunes. Com a melhora técnica para realização desse teste, houve, consequentemente, aumento da sua sensibilidade e prejuízo da especificidade.
Quais doenças O Fan detecta?
O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise laboratorial. Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre
as doenças que podem ser identificadas através da realização do
FAN.
O que é o FAN positivo?
(anticorpo antinuclear) é um teste habitualmente solicitado para os pacientes que estão com suspeita de uma doença de origem autoimune. Em condições normais, o sistema imunológico responde à invasão do nosso organismo por germes produzindo um grande número de anticorpos para combatê-los.
O que é o exame Fan e quando solicitar?
O teste de
FAN deve ser
solicitado quando há suspeita clínica de doença autoimune. Devido a sua alta sensibilidade e baixa especificidade o
FAN é um
exame de triagem na pesquisa de uma afecção autoimune. O teste tem importância diagnóstica em diversas doenças desta ordem.
Como ler o exame FAN?
Em pessoas saudáveis o
exame FAN normalmente é negativo ou não reagente, apresentando valores como 1/40, 1/80 ou 1/160. No entanto, isso não significa que sempre que é negativo não existe uma doença autoimune.
Como interpretar FAN positivo?
Se o
FAN vem
positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.
Quando que o FAN é positivo?
Se o
FAN vem
positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.
Quando fazer o exame FAN?
O
FAN deve ser solicitado apenas para pacientes com história clínica,
exame físico e dosagem de proteínas inflamatórias (hemossedimentação e/ou proteína C reativa elevadas) que levem à suspeita de doença inflamatória sistêmica, possivelmente de causa autoimune.
O que é o exame FAN reagente?
O
exame chamado
FAN, sigla para fator antinuclear, é um teste habitualmente solicitado para os pacientes que estão com suspeita de uma doença de origem autoimune. Em condições normais, o sistema imunológico responde à invasão do nosso organismo por germes produzindo um grande número de anticorpos para combatê-los.
Qual o valor normal do exame FAN?
Em pessoas saudáveis o
exame FAN normalmente é negativo ou não reagente, apresentando
valores como 1/40, 1/80 ou 1/160. No entanto, isso não significa que sempre que é negativo não existe uma doença autoimune.
O que é nuclear não reagente?
Em pessoas saudáveis o exame FAN normalmente é negativo ou
não reagente, apresentando valores como 1/40, 1/80 ou 1/160. No entanto, isso
não significa que sempre que é negativo
não existe uma doença autoimune.
Como avaliar FAN?
Como o exame é feito Através de um corante fluorescente é possível identificar a presença dos anticorpos, que se tornarão fluorescentes também. Se não houver a presença dos anticorpos, nenhuma parte da célula ficará fluorescente, resultando em um
FAN-não reativo, ou seja, em um exame negativo.
O que é HEp 2 FAN núcleo reagente?
A pesquisa de anticorpos contra antígenos celulares em células
HEp-
2, também conhecida como fator antinúcleo (
FAN HEp-
2), é um exame de rastreamento de autoanticorpos utilizado como suporte para o diagnóstico de doenças autoimunes sistêmicas e órgão-específicas.